This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, janeiro 07, 2015

    Charlie, Hara-Kiri - como tudo começou


    Do OTA:


    COMO TUDO COMEÇOU

    Em 1960, começou a circular na França a revista de humor HARA-KIRI. que começou meio light mas depois virou o veículo mais iconoclasta da França. Por volta de 1968 já era uma revista satírica escancarada que não perdoava ninguém. Além da revista mensal havia o "Hara-Kiri Hebdo", semanário à la Pasquim antigo.
    Os inimigos da revista na época eram as autoridades. Que fecharam e apreenderam a revista várias vezes.
    Em fevereiro de 1969, a mesma editora lançou uma imitação da italiana Linus, que publicava tiras de Peantus, Mago de Id etc (imitada aqui pela Patota). Charlie era uma cópia, usando também o nome de um dos personagens de Schulz. Parte dos colaboradores da Hara-Kiri (Reiser, Wolinski etc) produziu material para essa revista, incluindo aí a famosa Paulette de autoria de Wolinski (esse que morreu hoje) e Georges Pichard (já morto há alguns anos, mas de morte natural). Charlie era para um público mais cult, enquanto o Hara-Kiri e o Hebdo continuavam sua linha de deboche.
    Com o fechamento do Hara-Kiri Hebdo a equipe comandada por Georges Bernier (Professor Choron, também já falecido) não se deu por vencida e lançou um jornal nos mesmos moldes, o Charlie Hebdo (esse que sofreu o atentado hoje). Da equipe atual restavam poucos, todos na casa dos 70 a 80 anos, entre eles os mortos Wolinski e Cabu. Nesses 50 e poucos de existência, a publicação, em suas inúmeras encarnações, não perdoou ninguém. Nemmemso Jesus e a Virgem Maria. Tudo era motivo de piada cáustica. Ultimamente quem estava mais na mira dela eram os muçulmanos, que já davam sinais de ódios e fizeram inúmeras ameaças. Nada foi mais forte que este atentado de hoje que deixou o mundo de orelha em pé.
    Enfim, a situação é muito complexa. O Brasil está em um canto do mundo em que essa guerra santa só respinga de longe. Mas o clima na França já é tenso há algum tempo. Na França e em outros países que peitam o Islã. Outro dia mesmo teve um atentado na Austrália, esse assumido por um "atentadista independente". O atentado de hoje ainda não teve autoria reivindicada, até agora pelo menos.
    Mas é muito esquisito. Por que tantos cartunistas morreram às 11 da manhã? Porque estavam numa reunião de pauta da revista. Alguém sabia que era um momento "bom" pra pegar vários de uma vez e "dar uma lição".

     
    Agora pensando aqui.. será que o Charlie Hebdo vai parar? Tinha muito mais gente na equipe. O que sairá na próxima edição? Uma edição fúnebre ou sacanearão eles a eles próprios? Eles são capazes até disso. Do meu canto aqui do mundo, preocupado "apenas" com os tiroteios dos morros vizinhos, fico apavorado esperando o desenrolar dessa história macabra.


    PS. Conheci Wolinski quando era adolescente, fim dos anos 60. Com suas piadas no Hara-Kiri e Charlie, mais inúmeros livrinhos de sacanagem como "Je ne Pense que à ça", acompanhei a Paulette em tempo real etc etc. Era admirador de Cabu, que lia também na Pilote. Há algum tempo não via mais os trabalhos dos dois...lamento a morte deles como de qualquer artista. Lamento também a morte das outras vítimas que estavam lá na hora, deviam ser funcionários do escritório, estagiários etc. Meus pêsames a todos...

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER