This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, maio 18, 2014

    Futebol e Poder: Um campo de relações delicadas


     

    "O historiador chama atenção que no documento intitulado “Programa de Reconstrução Nacional”, datado de 1930, já constava um tópico dedicado ao futebol. Ele aponta a criação de uma engenharia institucional baseada na fiscalização, na censura e no controle hierárquico das entidades esportivas. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) teve os seus poderes ampliados e federações ligadas a ela conseguiram facilidades e verbas para a organização de competições, a construção de estádios e de centros esportivos. A seleção brasileira, elevada ao status de símbolo nacional, tornou-se o locus perfeito para promover a ideologia estado-novista de ordem e disciplina, além de estimular as práticas esportivas na população. A atuação estatal também teve como objetivo pacificar as disputadas entre Rio e São Paulo na escolha do escrete brasileiro.

    — Na medida em que o futebol foi sendo adotado pelos segmentos populares, ou seja, se tornando uma espécie de bem comum entre os brasileiros, o governo Vargas, habilmente, reuniu esforços para obter seu controle administrativo e organizacional, criou mecanismos para instrumentalizá-lo a serviço da educação e, consequentemente, o incorporou ao discurso da nacionalidade — afirma o professor."


    leia artigo de Leonardo Cazes : 

    Um campo de relações delicadas - Prosa: O Globo

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER