This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, abril 10, 2014

    Na Trincheira do Humor



    Texto para exposiçao organizada por mim e Ana Pinta.


    PASQUIM, O RATO QUE RUGE

    na trincheira do humor resistindo à ditadura

    Por ocasião do 50º aniversário do golpe de 64, esta exposição pretende, através de charges, cartuns e páginas de quadrinhos, rememorar, mais do que os fatos da época da ditadura militar – que se estendeu por 21 anos – o clima de opressão, censura, cerceamento e sofrimento que se abateu sobre o Brasil.



    Mas, também – acima de tudo – como artistas e jornalistas resistiram, lutando por seus ideais, informando e denunciando, e desanuviando esse clima com esperanças de mudanças. Cada um combatendo nessa luta desigual com as armas das quais dispunha.



    E no caso do jornal PASQUIM essa arma era o Humor. Arma de poderoso calibre, pela comunicabilidade imediata com o público. A sátira é impiedosa e mortal. Desenvolve seus temas por vezes de maneira oblíqua: como piadas inocentes, com o objetivo apenas de fazer rir. Mas gargalhadas desmoralizantes são corrosivas. O riso vai minando e desmontando o discurso autoritário.





    O PASQUIM foi criado em 1969 reunindo o que havia de melhor entre o jornalismo e o humorismo da época, além de grandes nomes do meio cultural brasileiro. Muitos buscavam o PASQUIM por não encontrarem espaços onde pudessem se expressar. Por isto o jornal, a princípio humorístico, tornou-se uma das grandes trincheiras contra a repressão da ditadura militar.



    Por ser um órgão de equipe pequena, mas com imensa repercussão por todo o país, era chamado de “o rato que ruge”. Com a força do humor, seus guinchos viraram trovões que sacudiam a atenção dos brasileiros. Muitas vezes a ditadura rugiu mais alto: inúmeras matérias foram censuradas, diversas edições apreendidas, seus diretores foram presos. Mas o rato – personificado no seu mascote Sig – saltava daqui, pulava pra lá, e mostrava que tinha mais do que sete vidas.



    O sábio ditado afirma: “ri melhor quem ri por último”. A ditadura passou. Deixou seus rastros de estragos.O PASQUIM também passou mas deixou seu legado de resistência, heroísmo e testemunho da eficiência do humor como sobrevivência. Os ditadores e seus acólitos impuseram sucessivos governos, mas, por fim, perderam a guerra. No bonde da historia, os heróis são A Turma do Pasquim.





     A maior importância desta exposição é poder existir. Algo que durante a ditadura seria inconcebível. Agora, ao contrário do que a ditadura pretendia, calando e encarcerando vozes, as pessoas podem rir daquilo tudo. As memórias dos tempos de chumbo contém muita dor, mas apesar dos pesares pesados, rir, além de ser o melhor remédio, é também a melhor retribuição.



    Como diz o célebre cartum do Ziraldo: “Só doi quando rio”. E o riso nos ajuda também a jamais esquecer. Conviver com o passado, sim. Esquecer, não. Rir, sempre.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER