This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, abril 22, 2014

    A rainha estuprada


    Westeros é um mundo brutal. Barbaridades chocantes vivem acontecendo na mostra televisiva deste mundo. Bebes espetados em espadas. Torturas gratuitas. Nada provocou gritas tão intensos quanto a cena domingo em que Jaime Lannister forçou a barra pra cima de sua irmã/amante (não pelo incesto, que já faz parte da história, mas pelo estupro).

    Estou postando alguns artigos sobre as reações, mas pessoalmente acho um tanto exagerado. Estupro é algo horroroso, tenho raiva desse tipo de dominação abjeto de um ser por outro. Mas há que se ver o contexto daquele universo e da história. O tema do episódio era este, com mulheres ameaçadas de todos os lados.

    E faço algumas observações:
    a) mostrar não é apoiar. Seria o mesmo que alegar que a cena diz ser bacana fornicar num velório ao lado do caixão aberto de... .

    b) reclamam que foi apelativo e desnecessário (isso a trama futura dirá) pois no livro o sexo entre os dois é consensual (embora inapropriado). Bem, isso ninguem sabe ao certo, pois lembrem-se que a cena no livro é narrada pelo ponto de vista de Jaime que bem pode estar distorcendo as reações de Cersei.

    c) há uma certa elitização do fato. Estupros brutais ocorreram em diversos pontos da narrativa (como seriam num mundo medievalista). As pessoas se chocaram mais agora por ter acontecido entre a realeza? Com personagens principais? As outras cenas não contaram?

    De qualquer forma, a discussão é boa por trazer à tona este tema tão pertinente aos nossos tempos ainda machistas e tão medievais. 


    ..

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER