This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, fevereiro 18, 2014

    VIA IRIS: 12 Years a Slave (Steve McQueen, Ing, 2013)



    "O HOMEM ESTÁ LIVRE PARA FAZER O QUE QUISER COM SUA PROPRIEDADE."

    12 Years a Slave vem comendo pelas beiradas, faturando premios (Golden Globes, BAFTA, AFI, SAG etc) e transformou-se no favorito para o Oscar. E é excelente.

    Bruto, real - e lírico - é um dos melhores (senão o melhor) filmes sobre a escravidão, desbancando as palhaçadas de Tarantino ou o edulcorado de Spielberg.
    Não só a historia é ótima como também a maneira de contá-la.

    Steve McQueen usa algumas vezes planos mais longos que os usuais, para que se ouça o silêncio, para que o barulho dos grilos tome conta de tudo, para prolongar os impactos. Como nas marcantes cena da forca, a cena da carta e na cena do canto dos escravos ao qual Solomon/Platt, após resistir, adere, mas raivoso.
    Aliás, que grande interpretação de Chiwetel Ejiofor.

    Há um enquadramento interessante que McQueen usa muito: planos abertos, na horizontal (com alguma linha reforçando a horizontalidade) e o personagem principal, um pouco à direita do que seria o central, em pé, cortando a cena na vertical.



    O mote, basicamente (além do lado abolicionista-denúncia) é o de como é preciso fazer de tudo, qualquer coisa, para sobreviver. A orquestra esfarrapada na sala do sinhô, com a mulambada dançando para a sua diversão, me lembrou as orquestras de cadavéricos tocando para os carrascos nos campos de concentração.

    E no bojo disto uma discussão que é eterna nas resistências: o que é melhor, ficar na sua, se anular, passar o máximo despercebido, para tentar passar por aquilo tudo, ou se revoltar, demandar, mostrar-se gente, para tentar vencer aquilo tudo?






    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER