Daniel Galera: PLMDDS
"No entanto, também não consigo me identificar com os ateus combativos
como Richard Dawkins e Christopher Hitchens, que atacam as crenças com
base em sua irracionalidade. Fé não depende da razão, e a crença
aferrada na inexistência de Deus é uma modalidade de fé. Suspeito que a
maioria dos ateus, os que preferem evitar gritaria e não aderir a esse
tipo de debate, compreende o que estou dizendo. Os religiosos com
frequência zombam da expectativa dos ateus de obter uma prova científica
da existência de Deus, ignorando que, para muitos ateus, tal prova é
tão irrelevante quanto para eles, pois a ideia de um universo sem deus é
uma crença apaixonada como tantas outras."
" Para algumas pessoas, a ausência de um mundo transcendente e de vidas ulteriores é não apenas intuitivamente correta, mas também elegante, bela e confortante. Não é justo nem injusto que se morra da forma que morremos, que não haja significado nem julgamento final, que a moral seja um conjunto de valores dinâmicos resultante de nossas relações mundanas uns com os outros e com o ambiente a que pertencemos. Tudo isso parece no lugar. O nada, a transitoriedade, a finitude, a percepção da vida como um acidente ou um capricho teleológico sem seres supremos envolvidos — esse é o nosso sagrado (e sim, ateus também possuem uma percepção aguda do sagrado). O temor e o tremor, quando ocorrem, são estranhamente estimulantes. "
leia o texto de Daniel Galera
" Para algumas pessoas, a ausência de um mundo transcendente e de vidas ulteriores é não apenas intuitivamente correta, mas também elegante, bela e confortante. Não é justo nem injusto que se morra da forma que morremos, que não haja significado nem julgamento final, que a moral seja um conjunto de valores dinâmicos resultante de nossas relações mundanas uns com os outros e com o ambiente a que pertencemos. Tudo isso parece no lugar. O nada, a transitoriedade, a finitude, a percepção da vida como um acidente ou um capricho teleológico sem seres supremos envolvidos — esse é o nosso sagrado (e sim, ateus também possuem uma percepção aguda do sagrado). O temor e o tremor, quando ocorrem, são estranhamente estimulantes. "
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