This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, julho 01, 2013

    Não são vândalos, são manifestantes: nota sobre os protestos em Belo Horizonte

    A imprensa insiste em qualificá-los de “vândalos infiltrados entre os manifestantes”.
    Quando a imprensa lança mão desse curioso artifício, não acredito que ela esteja falando dos policiais infiltrados que, segundo alguns relatos, agiram como agentes provocadores em dadas situações. A imprensa fala, nesse caso, de um tipo de manifestante que, por seu modo de agir, não mereceria o nome de manifestante, mas um outro, deletério, indigno, que ajudaria a criar uma dicotomia entre NÓS, pessoas de bem e de bens, cuja forma de manifestação se esgota em um caminhar ordenado por áreas permitidas, e ELES, que quebram coisas, desobedecem a polícia e, que muito embora comecem a fazer isso, geralmente, DEPOIS de um ataque da polícia, acabam, nesse tipo de discurso, por deslegitimar o “movimento” e por justificar a ação nada seletiva e abusiva da polícia militar mineira.

    Os “vândalos” das manifestações de BH destoam muito da imagem identificada com a classe média universitária que, em muitas análises, constituem o núcleo duro do fenômeno. São ou parecem ser jovens de periferia, das vilas e favelas, para os quais a violência é uma linguagem cotidiana, ditada, muitas vezes, pela própria ação policial, pela ausência de aparatos de estado, por carências materiais múltiplas, pelo preconceito generalizado. Se este é um momento de catarse para a classe média, porque não seria para eles? 

    Pedro Munhoz (@pedromunhoz5) advogado e historiador. 

    leia o artigo completo

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER