Papa manda proibir revista de sátira

Esta história começa com uma palavra-chave: vazamentos. Desde janeiro deste ano, uma série deles tem incomodado o papa Bento 16 e seu entorno. Documentos secretos e informações confidenciais vazaram do Vaticano para a imprensa italiana, desencadeando um processo que ficou conhecido como VatiLeaks.
Na Alemanha, país natal de Bento 16, o assunto virou não só notícia, mas também piada. A revista humorística Titanic publicou, na capa e contracapa da edição de junho último, caricaturas retratando um papa senil e incontinente, com as roupas manchadas de urina e fezes, sob a seguinte manchete: “Aleluia no Vaticano – acharam o local do vazamento” (Halleluja im Vatikan – Die undichte Stelle ist gefunden)
Titanic é uma revista de média circulação, com tiragem em torno de 100 mil exemplares e há 30 anos no mercado. Com o acesso de cólera do Vaticano, assinaturas e vendas em banca se multiplicaram exponencialmente. Ou seja, o que antes era veículo de entretenimento para um público de perfil alternativo tornou-se rapidamente um poderoso meio de massa. Desde então, Leo Fischer, o editor-chefe, atende a entrevistas diárias em diversos meios de comunicação alemães e toma ares de celebridade.
leia mais
Papa manda proibir revista de sátira