This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, julho 07, 2012

    A gaia ciência do passinho

    O passinho é atualmente a forma mais contemporânea da nossa poderosa cultura popular, ao menos no Rio. Toda forma internaliza a história, e a forma do passinho é a que contém mais elementos irredutíveis do agora: a associação com o mundo cibernético, o desdobramento do funk (que por sua vez substituiu o samba como forma popular contemporânea), a mistura de gêneros estrangeiros do momento, e, se posso arriscar, a mudança de signos no que diz respeito às relações sociais e urbanas no Rio. Esse último ponto traduz-se melhor assim: se o funk era a forma da época da presença dominadora do tráfico nas favelas, o passinho é a forma que traduz a mentalidade das UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora, que lhe são rigorosamente contemporâneas

    leia o artigo de Francisco Bosco
    e veja clips de batalhas de passinho: 
    Revista de Dança - Críticas e Ensaios

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER