This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, setembro 06, 2011

    Primavera árabe completa nove meses e bate à porta da Europa

    Amplify’d from m.noticias.uol.com.br



    Enric González







    El País



    Nem o Afeganistão nem a Líbia jamais tiveram instituições sólidas, ou um sistema judiciário à margem das tradições clássicas, ou uma classe média, e isso torna improvável que se transformem em sociedades do tipo ocidental em um futuro previsível. Acontece que as palavras "liberdade" e "democracia" funcionam nesses casos como código que justifica intervenções bélicas de tipo neocolonial, e encobrem tanto o desconhecimento como os interesses pouco confessáveis.
    O que já se intui com alguma clareza é que o livro de referência para interpretar esses compassos introdutórios não parece ser "O Choque de Civilizações", de Samuel Huntington, no qual se vaticinava uma era de conflito permanente entre o Ocidente e o islã, mas sim "Orientalismo", de Edward Said. Em sua obra, o ensaísta palestino proclamou que o Ocidente só era capaz de olhar para o mundo árabe através de um caleidoscópio de preconceitos e de um profundo complexo de superioridade, e por isso sua visão sofria uma distorção que de alguma forma alcançava a visão que os próprios árabes tinham de si mesmos.


    Por enquanto, ficam muitas perguntas sem respostas. E o fragor revolucionário aumenta dia a dia.

    Read more at m.noticias.uol.com.br
     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER