This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, março 29, 2011

    É Solda!


    Solda é um desenhista veterano (com quase 40 anos de profissão) e figura de proa na cena cultural curitibana.

    A propósito da vinda de Obama ao Brasil, publicou no jornal  O Estado do Paraná a seguinte charge:


    (clique na imagem para ampliar)]

    Dias depois, foi demitido do jornal, onde colabora desde 2005, após reações indignadas de um público que vira na charge uma discriminação racial contra o presidente americano Obama.

    É interessante notar que a grita começou depois que a charge foi alçada a um alcance nacional através de sua republicação no blog Conversa Afinada, de Paulo Henrique Amorim. Induzida inclusive pelo próprio Amorim que já colocou a charge ali como sendo racista.
    Algo semelhante ao que aconteceu com Nani, que publicou no seu blog, normalmente, uma charge da Dilma rodando bolsinha. Quando a charge foi republicada pelo Noblat (nesse caso, em adjetivações), veio a revolta das mulheres contra um "machista que achava que todas as mulheres são putas". (Por falar nisso, oferecer cargos em troca de apoio, para mim, é "mais" do que oferecer o corpo em troca de dinheiro, pois afinal o corpo é seu mesmo...)
    Mas o que eu queria escrever com o exemplo do Nani é que em ambos os casos os desenhos foram retirados do seu contexto - e da sua continuidade dentro do universo do autor - e isolados dentro de um outro contexto (onde a imensa maioria dos leitores desconhece o autor e suas posições verdadeiras).


    Algumas considerações minhas:

    1. Não entendi como o macaco seria o Obama. 
    O macaco está dando uma banana; Por que Obama daria uma banana, se veio justamente puxar o saco dos brasileiros (em troca de...) ? É evidente que o macaco está dando uma banana (com o gesto típico) para o Obama. O macaco então é o povo brasileiro. Ou quem estivesse no almoço, diante das propostas do governo americano. Ou o próprio Solda, indignado com o chefão do império. .

    2. Se Solda quisesse que o macaco fosse o Obama teria pelo menos desenhado o macaco parecido com o Obama, não é mesmo? Quem acha esse macaco parecido com o Obama ou não enxerga direito um desenho ou acha que os negros são mesmo todos parecidos (e com macacos).

    3. Para mim racistas são que os que automaticamente presumem que um macaco desenhado numa charge refere-se a um negro!

    4. Quem se desse à pachorra de pesquisar quem é o Solda antes de esculhambá-lo (e pesquisar na internet agora é fácil) descobriria não só suas posições quanto veria que esse mesmo macaco é personagem recorrente em suas charges (em charges, aliás, que nada tem a ver com Obama ou com os negros como raça). 

    5. Bem, nós sabemos que as pessoas hoje em dia estão emburrecendo. E estão histéricas com o politicorreto, ou nas defesas (às vezes até justificadas, na maioria das vezes não) de sua valorização. Agora, a atitude da direção do jornal foi escrota. 
    Por mais que hajam uivos junto aos portões, Solda fazia parte da equipe do jornal e como tal deveria ter sido defendido pelo Estado do Paranál, que, como jornal, supostamente está a favor da liberdade de expressão (mesmo que discordasse do teor da charge).

    Mas aí é que está: o jornal publicou a charge. Logo (na figura de seu editor ou o responsável pela publicação) não viu problemas terríveis nela. E, sendo assim, deveria ter a hombridade de defender a sua própria decisão e por conseguinte o chargista por tantos anos figurante na empresa.

    Ou ter publicado uma matéria a respeito, ouvindo as acusações de racismo e também o próprio Solda, e aproveitando, caso quisesse, toda a celeuma para realmente discutir a questão do racismo no Brasil. E no Paraná.

    Mas preferiu o mais fácil, e sobrou para o mais fraco. Solda foi demitido. Obama voltou para sua guerra na Líbia. O governo brasileiro continua com suas macaquices.. E os negros continuam sendo discriminados de maneiras realmente cruéis, sem que se ouça tanta gritaria. 

    Marcadores: ,

    3 Comentários:

    Às 29/03/2011, 16:36 , Blogger André Gardenberg disse...

    O macaco está dando uma banana para o Obama. Macaco é um simbolo tropical querido. Todos nós, mais conscientes, demos uma banana pro Obana. Pq não um macaco??? Representante dos brasileiros, nesse caso!

     
    Às 29/03/2011, 16:47 , Blogger Unknown disse...

    As charges do solda e do Nani já têm alcance nacional quando são publicadas no site Charge Online (www.chargeonline.com.br - 1.2 milhão de views/mês). Não precisam dessas apropriações indevidas e geralmente não autorizadas para ganharem visibilidade.
    Em ambos os casos, os blogs as republicaram à revelia do autor, num contexto inadequado e não autorizado, provocando as reações equivocadas que culminaram em injusta coerção para os artistas.
    A Lei dos Direitos Autorais, em pleno vigor, exige a explícita autorização do autor para o uso de suas obras em outro contexto diferente daquele para o qual elas foram concebidas.
    Tanto o solda como Nani, estão em seu pleno direito de, agora, repassarem o ônus do embroglio aos seus responsáveis blogueiros infratores, cobrando-lhes as perdas e danos causados.

     
    Às 06/04/2011, 14:36 , Blogger Pryscila disse...

    também comentei no meu site, ricky!!! www.pryscila.com.br fala sobre os chargistas em chamas... afe...

     

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER