Deu no Dia
Premiadas no I Festival Internacional de Humor do Rio,
caricaturas publicadas em O DIA participam de exposição.
HUMOR SEM FRONTEIRA
Ricardo Calazans
Para quem trabalha com humor, Ronaldo é uma fenomenal fonte de inspiração. E as poucas e boas que o jogador aprontou nos últimos meses ajudaram o editor executivo de Arte de ODIA e o chargista Aroeira a faturar prêmios no I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, que de hoje a 23 de novembro reúne o melhor das piadas, gráficas ou não, do Brasil e do mundo no Centro Cultural Correios, Oi Futuro e Teatro do Jockey.
A ilustração de André Hippertt para a reportagem ‘Saco de Pancadas’, publicada dia 7 de maio, foi a caricatura mais votada pelo júri. “Eu procuro, na caricatura, chegar à síntese gráfica dos personagens.
O Ronaldo, na época, estava sendo muito criticado e imaginei-o como um joão-bobo, que combinava com o título da reportagem”, explica Hippertt.
O chargista Aroeira, também de O DIA, entrou no catálogo do Festival com a charge ‘Saia Justa’, publicada no dia 30 de abril, também sobre o caso Ronaldo x travestis. “Nos últimos 10 anos, Ronaldo, Fernando Henrique Cardoso e Cesar Maia foram os personagens que mais desenhei. FH pela vaidade, Cesar pela grandiloqüência e Ronaldo por ser essa grande fonte de confusões”, brinca o ilustrador.
O Festival, porém, vai muito além de Ronaldo.
Criado pelos mesmos organizadores do Salão Carioca de Humor, o evento visa a diversidade — desde que seja engraçada. “O principal é o humor desenhado, mas há também teatro, cinema de animação e música”, explica Ricky Goodwin, roteirista do ‘Casseta & Planeta’ e um dos curadores do Festival.
Os cartunistas Angeli e Laerte, que têm tiras publicadas diariamenteemODIA D, são os homenageados do Festival, com as extensas mostras ‘Angeli / Genial’ e ‘Laerte /Et Real’. Já ‘Ver Verissimo’ apresenta o trabalho de humor de Luis Fernando Verissimo com desenhos, menos conhecido.
E, como é internacional, há exposição da World Press Cartoon, com 67 trabalhos premiados de vários cantos do mundo. “Nessa mostra também temos brasileiros. Em futebol e nos cartuns, nós somos craques”, brinca Goodwin.
DESTAQUES
DESENHO DE IMPRENSA
O Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro) reúne 70 desenhos de ilustradores profissionais de todo o País.
LAERTE E ANGELI
Mostras reúnem 200 desenhos de Angeli e 300 de Laerte, que festejam 35 anos de carreira. No CCC.
ESQUETES
Danilo Gentili, Fernando Caruso e outros revezam-se, no teatro do Oi Futuro, em shows de humor. Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo.
CINEMA
Angeli é homenageado com longas (‘Wood & Stock’) e curtas (‘Dossiê Rê Bordosa’) inspirados em seus personagens.
No Oi Futuro. A inauguração é hoje, às 19h30, no Teatro dos Correios.
Crítica ao presidente Bush estpa entre os 300 desenhos de Angeli que participam da exposição:
O Chávez é de autoria de Cau Gomez (terceiro lugar em caricatura)
Marcadores: angeli, artigos, charges, quadrinhos