VIA IRIS: vistos na semana
Voces Inocentes (Luiz Mandoki, Mexico, 2004)
Tiptoes (Matthew Bright, EUA, 2003)
Domestic Disturbance (Harold Becker, EUA, 2001)
Comme Une Image (Agnès Jaoui, França, 2004)
Syrianna (Stephen Gaghan, c/ George Clooney, USA, 2005)
Mrs. Henderson Presents (Stephen Frears, c/ Judi Dench e Bo Hoskins, Ing, 2005)
Oscar & Lucinda (Gillian Armstrong, Australia, 1997)
Walking Across Egypt (Arthur Allan Seidelman, c/ Ellen Burstyn, USA 1999)
KEKEXII, recem-lançado em DVD como "Patrulha da Montanha" é excelente e está entre meus melhores desse ano.
Filmado no deserto do Tibet, com a história real de um grupo de guardas voluntários protegendo antílopes de caçadores.
Duro e seco como as deslumbrantes paisagens na maravilhosa fotografia.
VOCES INOCENTES é um filme emocionante sobre uma criança salvadorenha forçada ao mesmo tempo a entrar para o exército do governo e o exército dos guerrilheiros. COMME UNE IMAGE é da diretora de excelente "Gosto dos Outros", no mesmo estilo sobre a convivência nos tempos atuais. Adolescente tem voz genial, corpo de gorda e pai famoso que a ignora.
Nos mais comerciais, SYRIANNA vocês devem conhecer, um filme de ação que se propõe a ser denunciativo, mas isso não chega a atrapalhar. O diretor foi o roteirista de Traffic e George Clooney produziu o filme em torno dele (como ator e como militante).
MRS HENDERSON é um tour de force da Fernanda Montenegro da Inglaterra, Dame Dench, e o ótimo Bo Hoskins. A dama aqui é uma socialite que compra um teatro para realizar os primeiros espetáculos de revista na Inglaterra com mulheres nuas. Ambos são bons.
TIPTOES é um filme sobre o amor entre e com anões. Está aqui o anão de Carnivale e os filmes de David Lynch. Está aqui o anão de O Agente da Estação e Human Nature. Está aqui o anão do Expresso Polar. E está aqui o mutável Gary Oldman irreconhecível como um anão.
Poderia ser interessante mas a direção se perde um tanto, voando baixo. Nem é piegas nem é sério. Ah, tem Kate Beckinsale, mas ela não é anã no filme.