ORA, BLOGS !
Deixei de postar coisas neste blog em abril de 2005.
Estou tentando retomar o blog0news em agosto de 2006.
Neste inrervalo houve um fenômeno que foi a massificação dos blogs.
Quando comecei o blog0news em 2002 os blogs eram uma coisa. Agora são outra. Para o bem e para o mal.
Mais do que o conceito de blog o que mudou totalmente foram a percepção das pessoas sobre um blog.
Me lembro quando propus aos Cassetas - de quem eu editava um site de humor - que fizessem um blog, desdenharam, dizendo "por que fariam isso se já estavam na mídia.". (Por falar nisso, confiram agora o Blog dos Cassetas).
Me lembro de uma conversa com um jornalista famoso onde eu sugeria que ele, bem informado que era, deveria fazer um blog, e me disse: "por que vou ficar escrevendo para um grupo restrito de pessoas, quando no jornal escrevo para milhões de pessoas?"
Começaram a desconfiar das coisas quando blogs internacionais começaram a cobrir de forma ágil e ao mesmo tempo profunda os acontecimentos do mundo, começando pela campanha presidencial nos EUA e se ampliando com a guerra no Iraque.
Chegando agora a esta Copa do Mundo, onde a melhor cobertura - de longe - foi feita pela internet - que agora até transmite os jogos em si - com ênfase para as opiniões e sensações personalizadas - além de furos jornalísticos - revelados pelos blogs.
Em 98, fui para a Copa fazer algo então insólito e pioneiro: realizar uma cobertura internáutica, enviando fatos, fotos & fofocas em "tempo real" e paralelamente criando piadas na bucha, em cima dos lances, direto da França. Mesmo para equipes tecnologizadas de países primeiro-mundo causava espanto aquele maluco carregando um monte de parafernália e sentando no meio de lugares insólitos para transmitir imediatamente para seu veículo na internet. Na Copa de 2004 virou-se o mais comum.
(Ainda mais que, estando ruins os jogos, o interesse maior era realmente o entre-jogos, onde os blogs reinaram.)
Vi um gráfico na Carta Capital citando o Technorati onde ocorre uma explosão exponencial dos blogs.
De maio a outubro de 2004 dobrou o numero de blogs na internet, passando de 2 para 4 milhões.De outubro 2004 a abril de 2005 dobrou de novo - mas sendo a dobra um salto maior - de 4 para 8 milhões. Foi quando interrompei o blog0news e de repente de abril a outubro de 2005, nova dobra - mas um salto gigantesco - passando de 8 para 16 milhões. E em abril de 2006 já dobrava novamente, numa explosão que passa dos 32 milhões de blogs.
Hoje quando retomo leio que são 47 milhões de blogs...
Pesquisa da Technorati
Por um lado é interessante pois são mais pessoas postando, mais pessoas lendo, mais pessoas trocando e informação circulando, maior democratização (claro que acompanhado de maior lixo, né).
Por outro lado me preocupo pois os fenômenos quando crescem demais... esta própria matéria da Carta Capital, chamada "Mais do que um Diário", tem o seguinte subtítulio: Os blogs evoluem e tentam consolidar-se como meio de comunicação, além de opção para publicidade e empresas.
Essas duas palavrinhas me gelam: publicidade e empresas.
(Infelizmente, embora sendo uma matéria tratando da webesfera, ela não está disponibilizada no site da Carta Capital)
A transformação do universo blogueiro pode ser personificado no Mr. Manson, o criador do Cocadaboa.
Naquela época era um guerrilheiro que com seu humor cáustico e sua apreensão da internet como meio circulador de memes, principalmente noticias falsas que soavam como verdadeiras num mundo de falsidades,
chocava grande parte das pessoas que com ele ou seus atos tomavam contato.
Agora até o César Maia - outra personificação da transformação do conceito de blogueiro - César quer contratá-lo.
Que já foi contratado por uma agência chamada apropriadamente Espalhe especializada em divulgação pela internet.
Pois é, voltando à Carta Capital, vejam o olho que destacam na matéria: Agências já se especializam em contrarar vlogueiros dedicados a plantar elogios.
Mesmo assim - de longe - o melhor lugar para perceber o que se passa no mundo são os blogs, que acompanham de perto.
Por exemplo; não há "cobertura" melhor do conflito Israel-Líbano do que a leitura dos blogs
sejam os propriamente jornalísticos (ou opinativos ligados à grande imprensa)
ou os pessoais de quem está ali presente.
(continua...)