Via IRIS: vistos na semana
De-Lovely (Irwin Winkler, 2004)
Satyricon (Federico Fellini, 1968)
Benjamim (Monique Gardenberg, bas Chico Buarque, 2003)
Saved! (Brian Dannelly, 2004)
La Cara del Angel (Pablo Torre, 1998)
Zatôichi (Takeshi Kitano, 2003)
Embora eu adore Cole Porter não quis ver este filme nos cinemas e fiz bem. Conseguiram destruir cinematrograficamente o legado incrível de um dos maiores letristas de todos os tempos e uma biografia extremamente interessante, a começar pela troca de Kevins: teria que ser Kevin Spavey e não Kevin Kline.
O filme se salva pelo poder das músicas.
Benjamim é mais interessante mas não conseguiu captar totalmente um Chico já dificil de ser captado. A recriação estourada dos anos 60 é boa e Paulo José está excelente, o que contrasta mais ainda com Cleo Pires bonitinha mas fraquinha pra tais personagens.
Zatoichi, um compendio das lendas do espadachim cego japones pela camera bela de Kitano, não é tão genial quanto outros filmes seus mas mesmo assim é um Kitano.
A surpresa da semana foi Saved - a principio julguei ser mais um teenage movie, e depois de ler sobre o que se tratava, me interessei - um petardo comico usando os cliches dos filmes adolescentes pra torpedear o excesso de evangelicismo que permeia a sociedade americana (com respingos no Brasil).
Pra mim que fui criado nesse meio, mais engraçado ainda.
lista anterior
Aliás, ao publicar a lista anterior esqueci de mencionar que o otimo terrir Shaun of the Dead acaba de ser lançado aqui em DVD com um nome esquisito tipo Todo Mundo Meio Morto ou algo assim.