MADEIRA DE LEI ?
Madeireiros do interior do Pará estavam derrubando árvores e extraindo madeira em áreas que pertencem à União, outros em área de preservação florestal, isto é comum nessas terras onde ninguem vigia e todos fazem o que querem.
Mas desta vez o Ibama percebeu as irregularidades e agiu cassando 24 manejos ilegais.
Os madeireiros reagiram bloqueando uma estrada federal. Queimaram um onibus, derrubaram algumas pontes, tentaram atacar um avião federal (nisto foram impedidos). A estrada continuou bloqueada por eles durante dez dias. Enquanto isso, a fila de caminhões acumulando, inclusive desabastecendo a região de mantimentos.
Mesmo encerrada esta manifestação, para passar será preciso reconstruir as pontes, provisoriamente de madeira. A cidade de Novo Progresso está sem energia elétrica por falta de óleo diesel.
E o Governo? Para resolver a situação, o Governo aceitou rever a suspensão dos manejos. Na avaliação de Paulo Adário, do Greenpeace, Mais uma vez o governo cedeu ao setor, s exemplo do ocorrido em 2003, quando os madeireiros bloquearam a BR-230, obstruindo a fiscalização do Ibama. Isso demonstra que quem fala grosso consegue exatamente o que quer.
Mas o ponto que quero levantar é outro. Todo o episódio passou praticamente desapercebido da grande imprensa no resto do país. Não houve enxurrada de cartas indignadas para os jornais.
Aí pergunto: e se fosse o MST que tivesse promovido essa arruaça ?