MITOS E LENDAS DO BRASIL
Noções repetidas tantas vezes transformam-se em comoções. Imprima-se a lenda. Não se vê o lago pelas árvores de informação na frente. Conceitos assimilados são pré-conceitos. Exemplos do recente folclore nacional:
1. o avião adquirido pelo Governo Lula.
no vácuo de assuntos então deste início de ano, o aero-lula alçou altos voos no imaginário nacional.
aqui mesmo publiquei várias charges (coluna da direita) satirizando a compra tal seu impacto. a grande imprensa fartou-se, desde a ênfase aos aspectos luxuosos da embarcação aérea (nem tão luxuosos, por sinal) às repetições do bordão com-tanta-gente-passando-fome-no-Brasil-gasta-se-tanto-com-aviao-novo, como se algo influenciaria diretamente no outro.
enquanto era evidente a necessidade de novo avião presidencial, com um sucatão desatualizado literalmente caindo aos pedaços. e as explicações detalhadas e plausíveis de que o avião novo na verdade representaria uma economia foram ignoradas.
há alguma coisa no ar além dos aviões presidenciais. mas estas são ignoradas.
tanta coisa para se cobrar deste governo, mas aí são assuntos mais profundos e mais sérios, desinteressantes para nosso jornalismo de fofocas que além do avião não cansa de falar na relativamente desimportante presidencia da camara.
2.ancinav
tem uma expressão em ingles que é clubfooted. é quando seus pés são desajeitados e acabam se esbarrando em tudo. e de tão obtusos acabam se metendo pelas mãos. os dirigentes deste governo são totalmente clubfooted.
e tacanhos. não levam jeito para a diplomacia e voam pesados sob ranços de centralismos dirigistas. assim ao apresentarem o projeto do novo ancinav pisaram feio na pelota e isolaram a bola, passando longe das metas ao incorporarem propósitos controladores e desnecessários.
mas o cerne da ancinav - ao contrário do que estabeleceu a imprensa - não era este dirigismo e sim tentativas de se conter interesses explorativos de grandes corporações, algumas monopolistas não só economicamente como também da cultura. Tentar fazer com que seu imenso lucro revertesse pelo menos minimamente em favor da identidade nacional.
Estas corporações, capitanias do audio-visual e da informação, reagiram agrupando seus exércitos e suas estrelas e torpedeando em massa o projeto.
numa discussao com a sociedade os defeitos deveriam ter sido afastados e o restante reformado ou aproveitado
mas a grita foi tanta que descartou-se tudo
a grita foi tanta para encobrir os acordes dissonantes com a melodia dos mega-empresários.