Outro rilizique escrevi esta semana sobre o lançamento do Saläo Carioca:
O Salão Carioca de Humor é o maior evento de humor e desenho da América Latina. O Concurso está em sua décima-sexta edição, o que em termos de eventos culturais brasileiros é um extenso período. No ano passado alcançou seu recorde de trabalhos inscritos, com 3666 obras, vindas de todas as regiões brasileiras e de alguns paises estrangeiros.
Este ano, após o estrondoso sucesso do XV Salão, com dois meses de programação diária de humor, a participação deverá ser ainda maior.
Aberto para a participação de todos, o Concurso do Salão Carioca tem um nível extremamente profissional, com a participação de alguns dos melhores desenhistas do país, por ser o evento na área do Humor Gráfico com maior repercussão na mídia nacional.
Ao mesmo tempo, uma das tônicas do Salão Carioca é a revelação de novos talentos, que conseguem se sobressair junto com os grandes profissionais.
Nomes que hoje são atuantes na imprensa nacional iniciaram suas carreiras como revelações do Salão Carioca:
chargistas como Aroeira (O Dia), Leonardo (Extra), Quinho (o principal chargista de Minas), Cau Gomez (o principal chargista da Bahia) e ilustradores como Claudio Duarte (O Globo), Leo Martins (site No Mínimo, ex-Veja), etc.
Esta propensão do Salão Carioca ficou evidente em sua edição do
ano passado, quando metade dos premiados eram "novos" (não tendo sido premiados nos concursos anteriores).
As inscrições para o Concurso do XVI Salão Carioca de Humor estarão abertas a partir do dia 3 de janeiro na Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176, Ipanema.
O regulamento está disponivel no site da Funarj: http://www.funarj.rj.gov.br/
Informações podem também ser obtidos através
do telefone 2267-1647.