This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • segunda-feira, setembro 27, 2004

    .
    .

    Uncovered - Seckler & Pérez & Greenwald (EUA, 2004) ***
    Unprecedented - Robert Greenwald (EUA, 2004) **
    Control Room - Jehane Noujaim (EUA/Egito, 2004) ****

    A mostra de documentários do Festival do Rio está excelente e atualíssimo, trazendo inclusive as pontas-de-lança do onda de sucessos em documentários nos EUA, como The Corporation, Farmingville e os tres acima.
    Só não estão representados Farenheit 9/11 e Super Size Me porque já tiveram lançamento comercial no Brasil.

    A trilogia UN de Greenwald, produzida pela ONG de maior atuação anti-Bush no seio do Império, a MoveOn, tem dois filmes na Mostra (a terceira UnShredded, é sobre a Enron, e talvez foque muito assuntos locais para um festival brasileiro). Greenwald acaba de lançar um "quarto filme da trilogia", Outfoxed, sobre a cobertura ultra-tendenciosa da Fox News e a manipulação da mídia americana.

    Foi doloroso reviver em Verdade Relevada as ocorrencias iniciais da invasão ao Iraque. E extremamente revoltante, ao condensar em uma hora e meia aqueles absurdos - a montagem repetida e maquinal de mentiras re-ditas uma atrás das outras é sensacional - ainda mais pela ótica dos fatos posteriores que ainda vivemos, com a revolta atual.

    É um docu porrada mas não um libelo de esquerda como Michael Moore. É um levantamento factual, com os dados apresentados inclusive por depoentes que seriam considerados como de centro ou de direita. Mas pessoas sensatas. Ou então gente que entende do serviço (de guerra ou de espionagem) e sente-se ultrajada pela barbárie ou desfaçatez dos atuais poderosos.

    Sem Precedentes enfoca a roubalheira que foi a eleição americana de 2000. A gente sabe desses fatos, mas vê-los enfileirados e analisados - e acrescidos de informações inéditas - é também nauseante.
    Um filme extremamente pertinente quando se aproximam as eleições de 2004 - tanto que esta é o Remix-2004, visando alertar o publico.

    (Interessante é que estes dois filmes foram produzidos tendo em vista primordialmente a exibição pela internet - na rede de conscientização americana)

    Central Al Jazeera é um docu de enorme impacto e um dos pontos altos de todo este festival. Noujaim estava no lugar certo na hora certa e acompanhou a invasão do Iraque dos estúdios locais da AlJazeera. Inclusive quando esses estúdios foram bombardeados pelos invasores, com a morte comovente de um repórter.
    Comovente é pouco para este filme dramático e contundente e irônico.
    Enfoca inclusive o lado do invasor como o do invadido (porta-voz do exercito americano é um dos principais personagens). Aliás, também um terceiro lado:o dos jornalistas.

    Ver esses filmes um atrás do outro formou um painel interessante.
    Mas saio do cinema para ler as noticias que apontam re-eleição de Bush & camarilha neo-con !!!

    adendo

    Recomendo enfaticamente os sites dos filmes para quem quiser apreender mais informa�§�µes

    Different Channels, Different News

    Truth Uncovered

    Unprecedented



    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER