AS INVASOES BÁRBARAS
adendo aos posts acima
Eu escrevera ontem o primeiro dos posts acima
- nao o postando por estar ontem longe de internets -
e hoje o paralelo My-Laiano tornou-se ainda mais evidente.
O mesmo Seymour Hersch publica na New Yorker desta semana matéria devastadora divulgando um relatorio militar sobre o sistema penintenciário das tropas americanas no Iraque.
As imagens chocantes desta semana nao foram fato isolado. Sao uma politica deliberada e constante de humilhacao e quebra psicologica dos prisioneiros iraquianos. Existem inumeros outros casos.
O relatorio cita praticas que para nos - conviventes com delegacias brasileiras - podem ser comuns - embora sempre desumanos - mas que ligados a soldados americanos imbuidos de ensinar aos iraques incivilizados as coisas boas da vida soam ironicamente agressivos.
Quebravam-se lampadas fluorescentes, obrigando os presos a beber o líquido dolorosamente mortal. Lampadas fluorescentes tambem eram enfiados no cu dos prisioneiros. Alem da porradaria e do espancamento generalizado.
Voces certamente ja viram a foto do cara em pé num lata amarrado a fios eletricos. O que as fotos divulgadas pela CBS nao mostram é naquela da mulher apontando para o pau de um sujeito, resguardado pelo retoque de um borrao, o que ocorre ali na verdade é que o sujeito está sendo obrigado - sob ameaca de armas - a se masturbar. Para o gáudio da gringa fumante.
Assim como prisioneiros iraquianos foram obrigados - levando porrada e ameacas de morte - a chupar o pau uns dos outros para o divertimento da soldadesca invasora.
Se para nos (bem, reconheco que para alguns de nos que ainda mantemos alguma sensibilidade) isto é um comportamento monstruoso - imagine para um ser humano islâmico, onde o homossexualismo é algo abominavel, condenando-o ao mais ardente dos infernos. Para um iraquiano médio, o simples ficar nu na frente de outros homens é algo extremamente humilhante.
Lembrando que grande parte das pessoas detidas nesta prisao (e em outras) nao seriam nem tecnicamente os "inimigos". Os invasores saem pelas ruas promovendo arrastoes e capturando quem cismarem de encontrar pela frente. Muitos sao meros ladroes ou saqueadores. Muitos sao inocentes no lugar errado no momento historico errado.
Foi para promover esta festa que invadiu-se este pais e disseminou-se o caos e matou-se milhares de pessoas ? É esta a democracia que o mundo árabe deve receber de braços e pernas abertas ?