RETROVISAO - 1
A primeira coisa que fiz este ano foi a primeira coisa que faço há muitos e muitos e muitos anos:
vejo minhas anotações e conto quantos filmes vi durante o ano.
Ao contar, leio o nome de cada filme e relembro cenas, tanto do filme quanto da situação em que ele foi visto. Minha retrospectiva cinematográfica é uma retrovisão dos acontecimentos e sentimentos que precedem e poscedem cada filme. Pode ser estranho mas é assim que se arquiva minha memória.
Principalmente porque anoto sobre cada filme. Desde 1969, nos tempos dos cineclubes em Minas – portanto há 34 anos – que mantenho essa lista de dados e memórias que formam um registro escrito da minha paixão com o cinema.
De 1969 a 1978 eu chegava ao cumulo da nerdice de transcrever nao só o titulo e o local onde visto como toda a ficha técnica dos filmes (num tempo em que não existia a internet pra pesquisar). Bom, em minha defesa eu tinha uma desculpa profissional pois escrevia também sobre cinema. E até 84, mesmo desistindo dos detalhes da equipe, anotava uma pequena resenha ou comentario ou cotação de cada filme. Depois minha vida mudou mais ainda e achei que nunca mais seria critico e só fui mantendo titulo e cotação mas é um hábito que me acompanha até este novo século XXI.
De modo que no dia 1 de janeiro de 2004 fiz as contas e refiz as lembranças: entre eu e anapinta – colega constante de imagens – vimos 282 filmes em 2003.