This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • quinta-feira, janeiro 30, 2003


    A COMIDA DADA, OLHA-SE OS DENTES?

    Apesar de ser cedo para definições & cobranças
    eu esperava mais das ações sociais iniciais do governo PT.
    Achava que iriam entrar arrasando, com um plano de 100 dias mobilizador, um Novo Deal que colocasse o exército distribuindo comida, os desocupados criando utilidades, além do fome zero, etc etc.

    Mesmo o carro-chefe do lado social do governo, este Plano Fome Zero, parece ter sido improvisado na hora. Tem alguns detalhes estranhos. Essa história de exigir recibos e notas para controlar os gastos dos cartões magnéticos...
    desconhece a magnitude do comercio informal no interior.
    Retira do circuito os mínimos produtores que tem uma plantaçãozinha, um gadinho pra dar leite, e que não tem como dar nota fiscal para os famintos.

    E porque cartão? Pela magia do plástico, valorizando a esmola? Por que não dar o dinheiro logo, como quer Suplicy? Vão gastar tudo em cachaça? Como controlar a caridade?

    Dálcio Machado fez esta charge interessante sobre a questão:


    É como no louvável projeto de dar posse nas propriedades em favelas.
    Um detalhe pode por o projeto a perder: quem vai administrar isto são as associações de moradores ao invés de técnicos das prefeituras.

    É claro que isto vai criar um poder paralelo nas associações - com um mercado negro de posses - num momento em que grande parte das associações de moradores estão dominados pelo tráfico.
    Em muitos lugares o tráfico vai controlar quem vai poder morar aonde.

    E se já estão expulsando representantes legítimos das associações (matando-os, inclusive), agora que elas representam este poder extra, os traficantes ainda mais vão se assanhar.

    Técnicos das prefeituras podem ser corrompidos, podem transformar a estipulação de posses num jogo político, mas me preferem uma opção preferível ao tráfico.

    Neste caso, a comunidadização das ações comum à esquerda precisaria ser melhor pensada.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER