TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE APEDREJAS
Definitivamente, não se fazem mais concursos de miss como antigamente?
A escolha da Miss Mundo 2002, programado para dezembro, na Nigéria, está ameaçado de não acontecer. Onze candidatas a miss já confirmaram que vão boicotar o evento em protesto contra a condenação à morte, por apedrejamento, de Amina Lawal. A Anistia Internacional recolheu mais de um milhão de assinaturas pedindo a revisáo da condenação mas em vão. E quem é Amina Lawal?
Uma mulher nigeriana de 31 anos, analfabeta, de uma pequena vila chamada Kurami. Sua sentença: ser enterrada até o pescoço. E a cabeça, de fora, apedrejada lentamente até que o corpo inteiro morra. Seu crime: ter sido estuprada. A prova do crime: uma criança nascida há pouco, concebida por ela durante o estupro. A sentença será executada assim que a criança estiver desmamada.
Mas o concurso acontecerá, é claro. Como diz um jornal nigeriano: Essas rainhas da beleza recebidas tão efusivamente pelo governo nigeriano são símbolos da obsessáo do Ocidente com o sexo, a celebridades e os ganhos materiais. As beldades desfilarão para o deleite dos lobos e dos bobos, rebolando suas carnes na passarela e seus sorrisos na TV. Amina vai conseguir sorrir enquanto as pedras estilhaçam seus dentes?
Wasila, a filha de Amina - qual será a sua passarela? Qual o seu título de Miss?
Entrevista com Amina Lawal e detalhes do caso por um jornal local
Entrevista com MIss África do Sul
Uma colocação interessante da Nova Zelândia (com comentários de outras miss)
ps: ···O nosso conhecido Kanu, capitão da Seleção Nigeriana, recusou-se a comparecer a um jantar em homenagem às misses, em protesto contra o caso Amina.