DEATH FOR SALE
O professor Gunther von Hagens é o inventor da técnica de "plastinização", criada por ele mesmo e que consiste em retirar a pele dos corpos e substituir os fluidos por resinas. Os corpos são entâo expostos em público, artisticamente dispostos, como este segurando a própria cabeça entre as mãos.
As exposições de Von Hagens atraem multidões. No Japão permaneceu de 96 a 98 e recebeu 2,5 milhões de pessoas. Em Berlin 1,4 milhões em sete meses.
(Video e fotos de uma exposição - clique em Le Imaggine e Le Album)
O valor de cada obra ( corpo ) plastinizado varia entre 20 e 40 mil libras... ·Os corpos utilizados , acredita-se serem de prisioneiros, sem teto , doentes mentais ou de quem simplesmente doou o corpo à ciência. O Dr, Van Hagens , apelidado pela mídia de Dr. Frankenstein , investiu cerca de 5 milhões de libras criando em Dalian , na China , um centro de "plastinização "que emprega 200 pessoas .
Aberta em Londres desde março deste ano , a exposição Body Worlds, de Gunther von Hagens, é composta de 25 cadáveres. E apresentou , na quarta feira passada , uma atração extra. Numa galeria de arte , perante cameras de tv e um publico pagante de 500 pessoas ( ingressos esgotados em poucas horas ) o Dr . Hagens fez uma necropsia pública, tendo ao fundo uma cópia da tela Lição de Anatomia de Rembrandt.
No final a platéia aplaudiu .
Quem não conseguiu ingressos pode se consolar na Gift Shop que vende catalogos , mousepads , mochilas , jogos , chaveiros , relógios e camisetas que reproduzem as obras de Von Hagens.
Arte ? Picaretagem ? Morbidez ?
Talvez a resposta possa ser dada por Phillipe Aries, que no seu livro "História da Morte no Ocidente" observa que o tabu do século passado era o sexo e o deste século é a morte .
Estamos vendo o surgimento da "prostituição da morte" ?