This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, julho 13, 2021

    PASQUIM 52 ANOS (in memoriam)

     




    MARIANO, além de publicar charges, cartuns, caricaturas e atuar em fotonovelas, sendo presença constante no PASQUIM de 1974 e 1991, ficou marcado na história do jornal por ser parceiro constante de Aldir Blanc, ilustrando suas colunas e desenhando as capas de seus livros editados na Codecri. 

    Inumeros personagens do rico elenco criado pela verve do Aldir ganharam corpo nos traços do MARIANO. 

    Passo a palavra (ou o texto) para o próprio (Mariano) :

    "Quando comecei a publicar, sempre que levava minhas charges pro Pasquim, me davam alguma ilustração para fazer, aleatoriamente. Quando o Aldir começou a escrever suas crônicas, fiquei encantado com elas, e sempre pedia para trocar. Até que um dia, soube que o próprio Aldir havia pedido para eu ilustrar. Foi a primeira moral que me deram, no início de carreira. Daí rolou uma parceria que durou anos, e deu dois livros.

    As crônicas do Aldir tinham vários personagens, que eu havia caracterizado nas ilustrações. Mas só na festa de lançamento do primeiro livro é que fiquei sabendo que eles existiam todos na vida real, quando o Aldir foi me apresentando cada um. E eu naquela saia-justa... Ainda bem que todos mostraram que curtiam os desenhos que eu inventei pra eles.

    O Aldir mandava entregar as crônicas na minha casa no fim de semana, pra eu levar já ilustradas, na segunda feira, quando o Pasquim fechava. Graças a isso, fui a primeira pessoa a ler O Bêbado e a Equilibrista, que foi o texto que ele mandou naquela semana, assim que escreveu.
    Fiz várias tentativas, mas, acostumado a fazer desenhos de humor, até hoje me persegue a frustração de não ter sido capaz de criar uma ilustração à altura daquele poema."










    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER