This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, março 02, 2020

    Com tsunami Sanders, socialismo deixa de ser palavrão nos EUA



    "Que Sanders tem um potencial mais alto que Hillary ou Biden entre o eleitorado trabalhador do Meio Oeste não é, portanto, um segredo guardado a sete chaves. É fato conhecido, mas há um outro dado sem o qual é impossível entender o tema. O comitê nacional e a coalizão do establishment Democrata preferiam uma Presidência Trump a uma Presidência Sanders, preferiam perder com Hillary a vencer com Sanders.


    E eis que aqui uma analogia com o Brasil se impõe. A estratégia do establishment Democrata repetiu-se na estratégia petista de 2018, de inflar Bolsonaro, dinamitar alternativas de centro e insistir no hegemonismo, na esperança de que ficar quietinho sem confrontar Bolsonaro ajudaria a levá-lo ao segundo turno e garantiria outra vitória. 

    É um conhecido jogo petista, jogado com particular virulência contra Marina Silva em 2014, para garantir um segundo turno contra o candidato mais rotulável como direita, Aécio Neves (PSDB) naquela ocasião. Funcionou em 2014, por um fio, mas de tanto usarem “direita” como espantalho, a direita de verdade apareceu. E quando do outro lado está Bolsonaro, a estratégia deixa de ser funcionamento do sistema político e se transforma em molecagem irresponsável, cúmplice da possibilidade de destruição da democracia. 

    O equivalente do petismo no jogo político dos EUA, portanto, não é Sanders, que nunca governou os EUA, e sim o establishment Democrata, cuja líder, Hillary Clinton, estimulou seus correligionários a fortalecer Trump nas primárias republicanas, já que contra a caricatura extremista a vitória seria mais fácil. Em inglês temos até uma palavrinha para o jogo, triangulation. Invenção patenteada dos Clinton. "

    leia a análise de IDELBER AVELAR

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER