Páginas

segunda-feira, agosto 15, 2016

Do fundo do baú do Millôr



"Dos originais da série “Esta é, realmente, a verdadeira história do paraíso” – publicada por Millôr na revista O Cruzeiro, em 1963, e posteriormente no Pif-Paf –, somente uma prancha constava no acervo do humorista, jornalista e desenhista,

A saída foi expor este filho único ao lado dos facsímiles das páginas impressas, como o público pode ver na mostra que reúne, desde abril, 500 dos seus trabalhos originais.

No mês passado, Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS e uma das curadoras da exposição – ao lado de Cássio Loredano e Paulo Roberto Pires – recebeu um telefonema de Ivan Fernandes, filho de Millôr, dizendo que havia encontrado outras caixas do pai. Bingo. Entre vários trabalhos, estavam ali os outros desenhos da série polêmica, no qual Millôr faz uma saborosa paródia do mito da criação do mundo, o que acabou causando sua saída de O Cruzeiro.

As novas caixas que chegaram ao IMS continham outros trabalhos importantes: vários desenhos que integraram a exposição que Millôr fez em 1957 no Museu de Arte Moderna do Rio, quando a instituição ainda funcionava no Palácio Gustavo Capanema (alguns já fazem parte do acervo e da mostra no IMS, mas não se sabia do paradeiro dos outros). Foi a primeira exposição do desenhista e aquela que teve maior repercussão, com diversas críticas positivas e admiradas. "

leia mais e veja algumas dessas obras, no link abaixo

Instituto Moreira Salles - Instituto Moreira Salles: Do fundo do baú do Millôr

Nenhum comentário:

Postar um comentário