Páginas

sábado, maio 28, 2016

O discurso de Ken Loach ao receber o premio em Cannes.


"Obrigado a Cannes porque o festival é muito importante para a realização do cinema. Mantenham-se fortes, por favor.

Receber a Palma de Ouro é estranho porque é necessário lembrar-se que os personagens que inspiraram esse filme são os pobres da quinta potência mundial, que é a Inglaterra.

É formidável fazer cinema, e como nós vemos esta noite é muito importante. O cinema faz viver a nossa imaginação, traz ao mundo os sonhos, mas também nos apresenta o verdadeiro mundo no qual vivemos. Mas esse mundo se encontra numa situação perigosa. Nós estamos no limite de um projeto de austeridade que é conduzido pelas ideias que nós chamamos neoliberais e que podem nos levar a uma catástrofe. Essas práticas resultaram na miséria de milhões de pessoas, da Grécia a Portugal, com uma pequena minoria que enriquece de maneira vergonhosa.

O cinema leva consigo numerosas tradições, uma delas é apresentar um cinema de protesto, um cinema que põe o povo à frente dos poderosos. Eu espero que essa tradição se mantenha.

Nós nos aproximamos de períodos de desespero onde a extrema direita pode se aproveitar. Alguns dentre nós tem idade o suficiente para se lembrar onde isso pode levar. Desse modo, nós devemos dizer que outra coisa é possível. Um outro mundo é possível e necessário."
- Ken Loach, Cannes, 22/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário