ESTOU PERDENDO A PACIÊNCIA COM MEUS VIZINHOS, SR. BUSH! Fiquei muito excitado com o último motivo de George Bush para bombardear o Iraque: ele está perdendo a paciência. Eu também!

Já faz algum tempo que ando puto da vida com o Sr. Johnson, que mora descendo a rua duas casas. Bem, com ele e com o Sr. Patel, o dono da loja de produtos naturais. Os dois olham pra mim de uma maneira esquisita, e tenho certeza de que o Sr. Johnson está planejando alguma maldade comigo, mas até agora não consegui descobrir o que seria. Já rondei a casa dele algumas vezes pra ver o que ele anda aprontando, mas ele está com tudo muito bem escondido. Pra vocês verem como ele é ardiloso.

Quanto ao Sr. Patel, não me pergunte como, mas eu sei - de fontes garantidas - que ele, na verdade, é um Assassino em Massa. Já distribui panfletos na rua avisando que se não agirmos antes, vai nos eliminar um a um.

Alguns dos vizinhos dizem, se tenho provas, por que não vou à polícia] Mas isso é simplesmente ridículo. A polícia vai dizer que precisa de evidências de que um crime foi cometido antes de prender meus vizinhos.

Vão ficar lá com sua burocracia sem fim e discutindo os detalhes do certo e errado de atacar antes de mais nada e o tempo todo o Sr. Johnson vai estar finalizando seus planos de cometer maldades horríveis comigo, enquanto o Sr. Patel vai estar assassinando as pessoas em segredo. Já que sou o único da rua com um estoque razoável de armas de fogo, acho que está por minha conta manter a paz aqui. Até há pouco isso era meio complicado. Agora, porém, George W. Bush deixou bem claro que tudo que eu preciso é perder a paciência, e aí posso ir lá e fazer o que eu quiser!

E, falando sério, a política bem pensada de Bush com relação ao Iraque é a única maneira de trazer a paz e a segurança internacionais. A única maneira certeira de evitar que homens-bomba muçulmanos fundamentalistas suicidas mirem os EUA ou a GB é bombardear um punhado de países muçulmanos que nunca nos ameaçaram.

É por isso que quero detonar a garagem do Sr.Johnson e matar a mulher e os filhos dele. Seja o primeiro a atacar! Isso vai ensinar a ele uma lição. Aí vai nos deixar em paz e parar de olhar pra mim daquele jeito totalmente inaceitável.

Sr. Bush deixou claro que tudo que ele precisa saber antes de bombardear o Iraque é que Saddam é um homem muito malvado e que ele tem armas de destruição em massa - mesmo se ninguém consegue encontrá-los. Tenho certeza de que tenho as mesmas justificativas para matar a mulher e os filhos do Sr. Johnson do que Bush tem para bombardear o Iraque.

O objetivo do Bush a longo prazo é o de tornar o mundo um lugar mais seguro, elimnando o "terrorismo" e as "nações fora da lei". É um objetivo a longo prazo muito esperto, porque você nunca sabe quando o atingiu. Como Sr. Bush vai saber que exterminou todos os terroristas? Quando cada terrorista estiver morto? Mas daí um terrorista só é um terrorista quando cometeu um ato de terror. E os possíveis terroristas? Esses são os que temos mesmo que eliminar, já que a maioria dos terroristas conhecidos, sendo homens-bomba, já se eliminaram.

Serã que o Sr. Bush terá que exterminar todo mundo que possa ser, possivelmente, um futuro terrorista? Não vai ter a certeza de ter alcançado seu objetivo até que cada muçulmano fundamentalista seja morto? Mas e se alguns muçulmanos moderados se converterem ao fundamentalismo? A única coisa realmente segura para o Sr. Bush fazer seria eliminar todos os muçulmanos?

É a mesma coisa da minha rua. Sr. Johnson e Sr. Patel são apenas a ponta do iceberg. Tem dezenas de outras pessoas na minha rua de quem eu não gosto e que - sinceramente - olham pra mim de um jeito esquisito. Ninguem estará seguro até eu ter exterminado todos eles.

Minha mulher diz que eu posso estar indo longe demais mas digo pra ela que estou só usando a mesma lógica do Presidente dos Estados Unidos. Isso fecha a matraca dela.

Igual ao Sr. Bush, perdi minha paciência, e se isso é um bom motivo para o Presidente, é um bom motivo pra mim. Vou dar à rua inteira duas semanas - não, 10 dias - pra abrirem o jogo e entregarem todos os sequestradores alienígenas e interplanetários, todos os bandidos galáticos e todos os cérebros por trás do terrorismo interestelar , e se não me entregaram esse pessoal com muito jeitinho e ainda dizerem "muito obrigado", vou bombardear a rua inteira até não sobrar tijolo sobre tijolo.

É a mesma coisa que George W. Bush está propondo - e, ao contrário de suas intenções, a minha política vai destruir apenas uma rua.

TERRY JONES, integrante do grupo Monty Python, em artigo publicado em The Observer
(traducao de ricky goodwin)